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Planejamento e avaliação

O PPGIC utiliza como mecanismos de controle de suas ações os procedimentos e instrumentos definidos na Política de Autoavaliação (regulamentada pelo documento de área). O processo de Autoavaliação utilizado pelo PPGIC segue as recomendações propostas no relatório do grupo de trabalho CAPES (2019) sobre Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, que preveem: o monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social; e o foco na formação discente na perspectiva da inserção social e/ou cientifica e/ou tecnológica e/ou profissional, presencial e/ou a distância do programa.

A Autoavaliação visa produzir autoconhecimento sobre o PPGIC da UFAM compreendendo e analisando suas dimensões regional, histórica, cultural, social e suas relações com a comunidade.  A autoavaliação ocorre mediante um diagnóstico elaborado por comissão de trabalho a partir de instrumentos direcionados às comunidades interna e externa com foco na formação dos discentes, da produção de conhecimento do PPG e de seus impactos internos e externos à Universidade. 

O PPGIC possui uma Comissão de Autoavaliação (CA), eleita pelo Colegiado do Programa, com o objetivo de elaborar o Plano de Autoavaliação (PA) com base na missão do PPGIC, no PDI institucional, nas avaliações da Capes e no monitoramento da qualidade do Programa e do seu processo de formação. O PA considera as seguintes dimensões de análise: 

- Proposta do Programa;
- Estrutura administrativa, organizacional e infraestrutura existente;
- Docente;
- Discente;
- Colaboradores;
- Gestão;
- Produção bibliográfica

Cada dimensão possui um conjunto de indicadores e sua avaliação considerará planilhas de dados com indicadores internos e externos, qualitativos e quantitativos, levantados pela Comissão de Autoavaliação (CA), incluindo os dados de relatórios e formulários de avaliação e acompanhamento preenchidos por docentes e discentes. Especificamente em relação aos docentes, também serão utilizados os procedimentos e critérios de avaliação de desempenho docente definido pela Norma Complementar que regulamenta o Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de docentes no Programa. 

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