Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cooperações, acordos e parcerias
Início do conteúdo da página

Cooperações, acordos e parcerias

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 12h38 | Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 07h23 | Acessos: 100

Os docentes do PPGIC têm buscado a captação de recursos externos à Universidade por meio da participação em editais de fomento ao ensino, à pesquisa, à tecnologia e à inovação, de âmbito nacional e internacional. Ao longo dos anos, tem sido possível contar com o suporte técnico-financeiro de diferentes órgãos para o desenvolvimento das seguintes atividades:

01. Projeto de cooperação internacional para a realização da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, inclusive no ano de 2017 organizou a 10a edição do evento na cidade de Manaus, em parceria com instituições portuguesas (Universidade do Minho e Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT-FCCN) e instituições brasileiras (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Instituto Federal do Amazonas – IFAM). Desde 2018, tem parceria para pesquisa e para a publicação de livros e papers, reunindo diversos agentes de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, como a Leads University (UK), a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade de Lisboa. Desde 2020 mantém parceria com a Universidad Tecnica Particular de Loja (UTPL – Equador) para a realização de pesquisa, publicações, organização e ministração de disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

02. Projeto de cooperação nacional para a formação acadêmica de doutores, por meio do Doutorado Interinstitucional (DINTER), celebrado entre a UFAM e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a UFAM e a Universidade de Brasília (UnB). Além de realização de eventos científicos, em 2021, o GICA junto com o Ecce Liber (IBICT/UFRJ) promoveram o Colóquio Saberes Tradicionais: horizontes em Ciência da Informação, e a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Amazônia, uma parceria entre consórcio de bibliotecas da Região Norte, da Rede Norte de Repositórios Digitais e do GICA.

03. Colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência INESC-TEC de Portugal para a produção científica.

04. Colaboração com a equipe do projeto “Propuesta de un modelo que potencie el desempeño de las empresas de base tecnológica (ecuatorianas, brasileñas, y portuguesas) a partir de la gestión de innovación, redes de colaboración y gestión del conocimiento e información” com a UTPL-Equador, para a produção científica e desenvolvimento de 9. um protótipo de gestão da informação nos ambientes organizacionais inovativos de empresas de base tecnológica.

05. Colaboração do Laboratório de Editoração Digital do Amazonas (LEDA) com demais parceiros nacionais e regionais. O LEDA, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (NEPAM), realiza atividades de composição de produtos técnicos, como cartilhas, livros, coletâneas e edição da Revista Eletrônica Mutações (Sistema OJS).

06. Colaboração do NEPAM com o Núcleo Diversitas/USP para a produção da Coleção Diversidade, em acesso aberto. Trata-se de uma série de publicações que discute a pluralidade étnica, de gênero, social e inclusiva.

07. Colaboração do NEPAM com o Núcleo NEXIN/PUC-SP para a produção da Coleção Afetos, em acesso aberto. Trata-se de uma série de publicações que discute a relação dialética entre exclusão/inclusão social.

08. Colaboração do NEPAM com o Núcleo NEMA/PUC-SP para a produção da Coleção Carmen Junqueira, em acesso aberto. Trata-se de uma série de publicações que homenageia a etnóloga Carmen Junqueira, traçando uma relação entre os saberes indígenas da Amazônia e a comunicação e informação.

09. Colaboração do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (PRIMA) com o Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas (GAIA), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), junto a Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) para a produção científica sobre epistemologia da complexidade e ontoepistemogênese.

10. Colaboração com a Universidade Fernando Pessoa de Portugal para a produção científica, na área de Comunicação.

11. Projeto Universal “Comunicação e Ciência na Amazônia: redes sociais como aliadas no agendamento de temas invisibilizados na e sobre região amazônica”, parceria entre UFPA, UFAM, UNIFAP, UFOPA, UNIFESSPA, UFRA, UEPB e MAST.

Fim do conteúdo da página