Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Histórico do PPGIC

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 06h57 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 07h45 | Acessos: 233
O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC/FIC/Ufam), aprovado e reconhecido pela CAPES por meio da Portaria n. 2149/2023 nasceu da necessidade da oferta de formação qualificada em nível de mestrado e doutorado em informação e comunicação no Amazonas. O PPGIC surgiu para superar as adversidades que levaram à descontinuidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCom), em 2018, cujas consequências foram sentidas pelo grande número de egressos que ficaram desprovidos de formação continuada. A ausência de um curso stricto sensu encorajou docentes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) a assumirem a responsabilidade de construir um novo curso para além da graduação, bem como se comprometer em ofertar à comunidade amazônica um curso que, de fato, possa contribuir para a pesquisa qualificada nas ciências da informação e comunicação.
 
O novo PPG foi viabilizado pelo salto positivo no quantitativo de doutores da FIC, sobretudo a partir da chegada de novos docentes para compor o quadro da faculdade. Além disso, entre os anos de 2019 e 2021, a FIC firmou parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Brasília (UNB) para ofertar doutorados interinstitucionais (Dinter) a fim de completar a formação de docentes vinculados aos cursos de graduação. Também houve o fortalecimento de grupos e laboratórios de pesquisa existentes, assim como a criação de novos, passando ao total de nove grupos cadastrados no Diretório do CNPq.
 
Nesse período, a qualificação e ampliação de produção científica também foram incentivadas por meio da prática docente em aprovar projetos de pesquisa (iniciação científica, institucionais com e sem fomento externo etc.) e projetos de extensão, estando alguns vinculados a cursos de pós-graduação, inclusive, de modo a manter orientações de mestrandos e doutorandos em parceria com outros Programas e/ou Universidades. Além disso, a infraestrutura física da FIC foi ampliada e aprimorada para que se atendesse às necessidades de uma pós-graduação.
 
Por fim, cabe-nos destacar que o PPGIC foi constituído em função de esforços coletivos, organizados e orientados mediante colaboração e participação, primeiro por meio da comissão responsável pela elaboração da proposta e, segundo, pelo corpo de docentes, mediante os grupos e laboratórios de pesquisa vinculados aos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação.
Fim do conteúdo da página