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Área de concentração do PPGIC

O PPGIC possui a seguinte área de concentração e linhas de pesquisa
 
Comunicação, Informação e Amazônia
 
A proposta trata de um programa acadêmico, vinculado às áreas da Informação e Comunicação, almejando explorar o processo interdisciplinar entre essas duas dimensões teórico metodológicas, em nível da Gestão e da Cultura. Pretender-se-á alcançar e envolver profissionais de diferentes áreas do conhecimento dentro do espectro das Relações Públicas, da Biblioteconomia, da Arquivologia e do Jornalismo, almejando favorecer a construção de um ambiente plural, devendo este promover o desenvolvimento coletivo das áreas, bem como o desenvolvimento de habilidades para execução de estudos e produções relacionadas às linhas de pesquisa ofertadas.
 
O PPGIC conferirá a titulação de Mestre em Informação e Comunicação, com a área de concentração Informação, Comunicação e Amazônia, a qual divide-se em duas linhas de pesquisas: 1) Gestão da Informação e Comunicação e; 2) Comunicação, Informação e Cultura. Alinhadas à área de concentração, tais linhas visam promover o caráter interdisciplinar do Mestrado, por meio das práticas, das reflexões e das atividades a serem realizadas pelos docentes e discentes, por meio do ensino, pesquisa e extensão, e viabilizadas pelas parcerias, intercâmbios, produções técnicas e científicas, dentre outras ações ocorridas no âmbito do ensino de disciplinas e atuação conjunta dos grupos de pesquisa da FIC. A interação entre os docentes, discentes e parceiros do PPGIC deve promover o fortalecimento dos objetivos e metas e contribuir para a sustentabilidade do Programa.
 
Linha 1 - Gestão da Informação e Comunicação
 
A linha Gestão da Informação e Comunicação se propõe a investigar os fenômenos da comunicação e da informação em seus aspectos materiais, simbólicos e seus desdobramentos na gestão dos processos informacionais e comunicacionais nos ambientes organizacionais e as conexões com seus públicos. É orientada a compreender os deslocamentos sociais, culturais, políticos, científicos, tecnológicos, econômicos e legais produzidos nas organizações imersas em ambientes amazônicos plurais por meio da comunicação e informação.
 
Objetivos:
  • Compreender a gestão dos processos informacionais, no que tange ao acesso, tratamento, disseminação, uso e avaliação da informação registrada em algum tipo de suporte;
  • Examinar os aspectos cognitivos inerentes a informação contida nos processos realizados nos espaços/estruturas mentais dos indivíduos;
  • Refletir sobre a gestão dos processos comunicacionais materiais ou simbólicos, especificamente em contextos amazônicos;
  • Investigar contextos e fenômenos com vistas à proposição de melhorias dos processos informacionais e comunicacionais;
  • Desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e/ou empíricos sobre os processos informacionais e comunicacionais;
  • Discutir o papel da informação e/ou da comunicação e sua gestão em ambientes amazônicos complexos;
  • Averiguar a gestão dos processos comunicacionais e informacionais em organizações de primeiro, segundo e terceiro setores, assim como em movimentos sociais.
 
Linha 2 – Comunicação, informação e cultura
 
A linha Comunicação, informação e cultura se propõe a investigar as interrelações entre as ciências da comunicação e da informação com as experiências culturais da Amazônia. Os fluxos e os processos comunicacionais e informacionais e suas relações com os modos de vida, os ambientes narrativos, as políticas, o acesso à informação, às linguagens, ao imaginário, às identidades, à ciência, à educação, ao meio ambiente, à produção e ao consumo de informações, às estéticas imagéticas, às redes, às mídias e à preservação da memória nas sociedades amazônicas.
 
Objetivos:
  • Estudar os processos da informação e comunicação em interação com os saberes, comunidades e culturas que integram os contextos e realidades amazônicas;
  • Compreender os processos constitutivos da comunicação e da informação e sua relação com a ciência, com a tecnologia, com a política, com o meio ambiente, com a cultura de massa e a cultura popular;
  • Estudar a comunicação e a informação audiovisual na Amazônia em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos, linguagens, técnicas, estéticas e questões éticas;
  • Analisar as especificidades dos fenômenos comunicacionais na cultura e nas sociedades amazônicas em diferentes suportes e plataformas;
  • Entender os processos de comunicação e de informação no âmbito das políticas públicas e ações afirmativas alinhadas às questões de identidade, gênero, sexualidade, práticas religiosas e vulnerabilidade social.
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